¼ DE XÍCARA (CHÁ) DE TRIGO PARA QUIBE, GRÃO MÉDIO
½ QUILO DE CORDEIRO MOÍDO
1 CEBOLA PEQUENA, PICADA
2 DENTES DE ALHO, CORTADOS FINO
1 COLHER (SOPA) DE COMINHO EM PÓ
¼ DE XÍCARA (CHÁ) DE HORTELÃ FRESCA, PICADA
SAL E PIMENTA-DO-REINO MOÍDA NA HORA A GOSTO
2 COLHERES (SOPA) DE AZEITE DE OLIVA, OU MAIS SE NECESSÁRIO
16 A 20 FOLHAS DE COUVE INTEIRAS
FATIAS DE LIMÃO PARA GUARNECER
MODO DE FAZER:
PONHA O TRIGO EM ÁGUA QUENTE, CUBRA E DEIXE POR 15 A 30 MINUTOS. DEPOIS, COE E ESPREMA PARA DEIXAR O TRIGO O MAIS SECO POSSÍVEL. MISTURE-O COM A CARNE DE CARNEIRO MOÍDA, A CEBOLA, O ALHO, O COMINHO, A HORTELÃ, O SAL E A PIMENTA-DO-REINO. FAÇA ALMÔNDEGAS, SEM TRABALHAR MUITO A MISTURA.
PONHA O AZEITE DE OLIVA NUMA FRIGIDEIRA (TEFAL) E AQUEÇA EM FOGO NÃO MUITO FORTE; QUANDO ESTIVER QUENTE, PONHA AS ALMÔNDEGAS E FRITE POR 6 A 8 MINUTOS, VIRANDO SEMPRE PARA FRITAR POR IGUAL. SIRVA IMEDIATAMENTE, OU ESPERE ESFRIAR E PROSSIGA COM A RECEITA.
PONHA UMA PANELA COM ÁGUA E SAL PARA FERVER. CORTE AS PONTAS DAS FOLHAS DE COUVE, COLOQUE METADE NA ÁGUA FERVENDO, DEIXE COZINHAR POR UM A DOIS MINUTOS, OU ATÉ QUE ESTEJAM BEM MALEÁVEIS. USE UMA ESCUMADEIRA PARA RETIRAR AS FOLHAS DA ÁGUA E TRANSFERIR PARA UM ESCORREDOR; PASSE-AS POR ÁGUA FRIA, APERTE AS FOLHAS DELICADAMENTE PARA REMOVER O EXCESSO DE ÁGUA, DEIXANDO A FOLHA ÚMIDA O SUFICIENTE PARA QUE POSSA GRUDAR QUANDO ENROLADA.
CORTE AS FOLHAS NO MEIO COM UMA FACA BEM AFIADA AO LONGO DE CADA LADO DO TALO, REMOVENDO-O NESTE PROCESSO; CORTE A PARTE DE CIMA E DE BAIXO, PARA OBTER ASSIM UMA FOLHA RETANGULAR LARGA. ESPALHE A FOLHA SOBRE UMA MESA DE MODO QUE A PARTE MAIS RÚSTICA FIQUE DIANTE DE VOCÊ. PONHA UMA ALMÔNDEGA NO MEIO DA FOLHA, JUNTE AS PONTAS E ENROLE PARA FECHAR. SIRVA CADA FOLHA RECHEADA NUM PRATO, COM A JUNÇÃO VIRADA PARA BAIXO, COM FATIAS DE LIMÃO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário