PARA O PURÊ:
400 G DE MANDIOCA COZIDA.
1 DENTE DE ALHO PICADO.
5 COLHERES DE AZEITE.
1 COLHER GRANDE DE MANTEIGA.
1 COPO DE LEITE.
100 GRAMAS DE CUBOS DE QUEIJO MINAS ( OPCIONAL). -SAL - A GOSTO.
2 CLARAS DE OVOS EM NEVE.
75 GRAMAS DE QUEIJO PARMESÃO RALADO.
PARA O REFOGADO DE BACALHAU:
500 GRAMAS DE BACALHAU DESFIADO E DESSALGADO.
1 DENTE DE ALHO PICADO.
1 CEBOLA PEQUENA PICADA.
2 TOMATES PICADOS (SEM PELE E SEM CAROÇO ).
100 GRAMAS DE AZEITONA PRETA PICADA.
10 COLHERES DE AZEITE.
PARA O PURÊ:
-COZINHAR A MANDIOCA APÓS RETIRAR A FIBRA CENTRAL PASSAR A MANDIOCA EM PROCESSADOR (OU AMASSAR COM GARFO) - SE NECESSÁRIO ACRESCENTAR UM POUCO DA ÁGUA DO COZIMENTO PARA FACILITAR ESTE PROCESSAMENTO.
-REFOGAR O ALHO NO AZEITE AQUECIDO, ADICIONAR A MASSA DA MANDIOCA E O LEITE MEXENDO VIGOROSAMENTE, ACRESCENTAR O QUEIJO EM CUBOS, O SAL E A MANTEIGA, MEXENDO SEMPRE PARA OBTER UM PURÊ CREMOSO.
COM O PURÊ PRONTO DESLIGUE O FOGO E RESERVE. (NÃO ESQUECI DAS CLARAS EM NEVE, SERÃO UTILIZADAS NA MONTAGEM DO PRATO...CALMA!). -NOVAMENTE REFOGUE O ALHO EM UMA PARTE DO AZEITE, EM SEGUIDA A CEBOLA E DEPOIS O TOMATE, ACRESCENTE O BACALHAU, A AZEITONA E O RESTANTE DO AZEITE COZINHANDO EM FOGO BAIXO POR 15 MINUTOS.
MONTANDO O PRATO: -UNTE UM REFRATÁRIO GENEROSAMENTE COM AZEITE E COLOQUE O REFOGADO DE BACALHAU.
-AGORA SIM BATA AS CLARAS EM NEVE E ACRESCENTE GENTILMENTE AO PURÊ.(GENTILMENTE QUER DIZER DE VAGAR...COM CALMA, AGREGANDO AS CLARAS AO PURÊ)
- COLOQUE O PURÊ SOBRE O REFOGADO. -UTILIZE A AS GEMAS QUE SOBRARAM DOS OVOS PARA PINCELAR SOBRE O PURÊ E EM SEGUIDA ESPALHE O QUEIJO PARMESÃO RALADO.
-LEVE AO FORNO PRÉ AQUECIDO EM TEMPERATURA ALTA POR 15 MIN. OU ATÉ QUE FIQUE CORADO. O REFOGADO TAMBÉM PODE VARIAR: CARNE DE SOL, CAMARÃO COM CARNE DE SIRI....FRANGO... O PURÊ DEVERÁ CRESCER (UM POUCO) E A PARTE DE CIMA FICARÁ CORADA E UM POUCO CROCANTE (SÓ UM POUCO AFINAL ISSO É UM PURÊ!).
Nenhum comentário:
Postar um comentário